Diário de Bordo



Primeira gravação - dia 10 de setembro de 2012 em Ilhéus – Bahia - Cena Inicial e muitas outras

A saída da Uesc com os equipamentos foi acompanhada apenas por uma das proponentes do projeto a Diretora Marcela. Junto com o cinegrafista e a atriz principal elas seguiram para Ilhéus chegando lá às 14h10min. Ao chegar em Ilhéus foi realizada a passagem de som da fala “O oposto da vida não é a morte, é a repetição.”, frase de Geraldo Eustáquio, retirada da internet.
Às 14h30 chegaram a proponente e diretora de atores Edriele, a atriz coadjuvante Karine e a maquiadora Kátia. Começou então o processo de maquiagem da personagem. Antes de começarmos a gravar recebemos a notícia de que o nosso diretor de som não poderia estar presente às filmagens do dia 10 por um imprevisto. Então improvisamos solicitando que um dos atores e colega de curso (Felipe Sá) nos auxiliasse na operação do equipamento de áudio enquanto não era sua vez de entrar em cena, quando isto aconteceu, a proponente Edriele operou o equipamento de som, na última cena gravada, às 17h20min.

Entre as principais dificuldades detectadas, por conta da locação, foi o tráfego de pessoas que interferiam no andamento das filmagens, olhando curiosas e conversando, o que interferia no áudio captado. Então por vezes tivemos que refazer uma cena, por causa de alguém que aparecia no fundo, ou um som indesejado.
As filmagens se estenderão um pouco e começou a preocupação por conta da luz que estava indo embora, acabamos de gravar tudo ao anoitecer. Mas ficou bem legal, em breve postaremos fotos do Making off.



Segunda gravação - dia 12 de setembro de 2012 em Itabuna – Bahia - Casa da protagonista

A saída da Uesc com os equipamentos foi acompanhada apenas por uma das proponentes do projeto a Diretora Marcela. Enquanto isso a proponente Edriele se dirigiu a locação para organizar o cenário e passar as cenas com a atriz. 

Com a chegada dos equipamentos e do cinegrafista começamos as gravações. No entanto, quando formos visualizar o material gravado no monitor, tivemos uma surpresa nada agradável, tudo que fora gravado estava perdido. Pensou-se que fora a fita de vídeo que estivesse com problemas, então a proponente Marcela foi com o câmera ao centro para comprar uma fita de vídeo. Enquanto isso foi-se ajeitando na locação os outros espaços a serem utilizados e se passando com a atriz suas outras cenas. Quando Marcela chegou com a fita e a testamos descobriu-se que o problema não era a fita e sim a câmera da universidade que estava com a cabeça suja. Para nossa alegria, o cinegrafista Thiago estava com sua câmera no carro e usou-a para continuarmos com as gravações.

E enfim, gravamos! Fora estes imprevistos correu tudo bem, infelizmente devido a eles a gravação na avenida que queríamos adiantar teve que ficar para o próximo dia(14/09).
  
Terceira gravação - dia 14 de setembro de 2012 em Itabuna – Bahia - Casa da Cartomante e Avenida
 A proponente Edriele buscou os equipamentos na técnica, enquanto a proponente Marcela Gonçalves ficou na locação para orgnizar o cenário. A maquiadora Kátia Lima, cuidou da maguiagem da nossa protagonista, com detalhes. O cenário ficou lindo, pois a dona da casa e atriz no curta Karine Magnavita tem um arsenal de objetos esotéricos que ficaram muito bacanas em cena.

Gravamos dentro e fora da casa, e para melhorar a questão do eco, utilizou-se de um tapete para fechar o corredor onde estavámos gravando. Fora essa questão do eco que não havíamos pensado, correu tudo tranquilamente.

Partimos então para a externa que foi feita na Av. Juracy Magalhães e descobrimos que deveríamos ter pensado em microfones lapela, pois estamos em período eleitoral e o que não faltou foi carro de som para deixar proponentes, cinegrafista e operador de áudio com os cabelos em pé! 

Quarta gravação! 18/09/2012 - Empresa

A quarta gravação que deveria ter sido feita na segunda, senão fossem os percalços no caminho, ocorreu no dia  na Ícone Áudio e Vídeo em Itabuna.

Nossa principal dificuldade neste dia foi o fato de que como a gravação fora adiada diversas vezes por conta de desfalque no elenco e com isto alguns integrantes da equipe não puderam comparecer à gravação, sobrecarregando assim as proponentes que tiveram que dirigir e operar os equipamentos ao mesmo tempo, e acabamos por abolir a claquete por não dispor de pessoal para operá-la.

Outra dificuldade encontrada fora a questão de que pôr a locação ter se dado em uma empresa, tivemos que parar as gravações algumas vezes por conta de sons que interferiam no áudio das cenas, no entanto um dos pontos positivos foi a generosidade dos proprietários em ceder, além do espaço em si, equipamento de iluminação e o cabo que conecta o monitor a câmera, pois tivemos problemas com o equipamento da universidade.

No mais as gravações correram bem e nosso agradecimento especial em relação a este dia vai a Kátia Lima que aceitou encenar um dia antes da gravação devido ao nosso desespero em não conseguir encontrar uma atriz com o perfil da personagem, a Reinaldo Carillo, que tinha orientação marcada para às 16 horas mas ficou até o final das gravações de suas cenas, mesmo sabendo que ouviria uma bronca da professora e a Thiago que nos cedeu seu carro para o transporte do equipamento e a querida Carla Costa que foi o tempo todo bastante prestativa e profissional.

O material foi colhido agora vamos à fase da edição, que não é nem de perto mais fácil, todas as etapas da produção audiovisual tem as suas dificuldades e suas alegrias!


Decupagem

De acordo com o site Wikipédia, o termo decupagem tem sua origem do francês découpage, derivado do verbo découper, recortar significa, originalmente, o ato de recortar, ou cortar dando forma.  Em cinema e audiovisual, decupagem é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes.
Esse processo é essencial à edição do produto audiovisual, pois nele são selecionadas as cenas que deram certo, as passagens, etc. É anotado o time code e é pré-montado o filme. Trata-se de uma ação minuciosa que deve ser executada com bastante atenção, pois o time code deve estar anotado corretamente para evitar dores de cabeça na hora da edição.
Terminamos a decupagem em dois dias, indo uma terceira vez à ilha para conferir a minutagem, para evitar problemas na edição e pensar mais uma vez nos efeitos que desejamos usar posteriormente.
Período de decupagem:  19 a 21 de setembro de 2012